Quando a Lua encontra-se em conjução com o Sol, a face visível está totalmente às escuras e a face oculta está iluminada. É a Lua nova. Uma vez que nesta fase a Lua nasce e se põe com o Sol, ela só é visível quando ocorre um eclipse solar.
Aproximadamente 7,5 dias depois a Lua encontra-se num ângulo de 90º em relação ao Sol. Nesta fase a porção iluminada equivale a metade da face visível, portanto um quarto da superfície lunar. Vem daí o nome Quarto crescente. Nesta fase a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite.
Quando a Lua se encontra em oposição ao Sol, em torno de 15 dias após a Lua nova, sua face visível fica totalmente iluminada, é a Lua cheia. Nesta fase a Lua nasce quando o Sol se põe e seu ocaso ocorre ao nascer do Sol. É nessa fase também que acontecem os eclipses lunares.
Mais uma semana até que se forme um ângulo de 270º e a Lua estará em Quarto minguante. Nesta fase a Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia. (...)
Eu não lembro exatamente quando você me entregou esta nossa comparação,quando você me comparou a lua que tinha seu momento à noite e você o sol que se fazia durante o dia.Quando comparou o nosso tempo assim,os momentos em que você estava durante o dia sozinho e durante a noite quando eu aparecia sozinha você sumia e só vinha reaparecer no momento em que eu desaparecia pela manhã.
Eu consigo associar os nossos momentos onde nós acordávamos e dormíamos em sintonia mesmo longe fisicamente,à fase da Lua nova.Os momentos em que por algum motivo esdrúxulo nos afastamos e eu recebia a pouca iluminação que vinha de você,porque mesmo tão ausente e tão distante você permanecia comigo e me iluminando um pouco,assim como na fase Crescente.E existem os momentos em que você está totalmente ligado à mim,irradiando sua luz e me iluminando por inteira,ainda que longe como de costume mais a sensação de estar tão perto que chega a despertar o desejo de ir próximo e eu fico encantadora por refletir sua luz quando você está ausente,como acontece na fase da Lua cheia.Mas infelizmente,existem os dias de ausência total,onde você nasce e se põe,sem me ver ou sem que eu perceba,os dias em que eu acabo desaparecendo de uma forma inexplicável,os dias em que eu fico na saudade sem fim e não arrumo uma forma de retornar,esses são os piores dias,mas ainda sim ela continua lá e você sabe disso,continua na mesma sintonia e está aguardando ansiosamente para o recomeço do ciclo,ah fase Minguante tão ingrata com nosso amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário